Vitamina C: qual a sua importância na alimentação?

Você pode não saber, mas a vitamina C é vital para o processo de cura do corpo. Por outro lado, sua ausência pode causar cansaço, tontura e queda de cabelo, entre outros problemas.

Também conhecida como ácido ascórbico, a Vitamina C é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo. Ela é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra, por exemplo, os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas quando o corpo é exposto à poluição ou cigarro.

A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço, comprometer o humor e em casos mais graves, causar histeria e depressão.

Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas para as mulheres.

Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.000 miligramas de vitamina C por dia. O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive, vitamínico.

Principais benefícios da Vitamina C na alimentação:

✔ Protege as células contra os efeitos dos radicais livres
✔ Ajuda a absorver e armazenar ferro
✔ Protege o organismo contra os efeitos do resfriado
✔ Auxilia na formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos✔ Contribui para a imunidade e o processo de cura do organismo

Mas, o que consumir na alimentação? Conheça alguns alimentos ricos em Vitamina C: frutas cítricas, frutas vermelhas, batata, tomate, pimentão, repolho, couve de bruxelas, brócolis e espinafre.

Agora que você já sabe de tudo isso, coloque a Vitamina C na sua alimentação de forma correta e leve uma vida mais saudável e segura!

Fale Conosco!

 Gostaríamos muito de ouvir você: