Muita gente acaba deixando ela de lado, mas é preciso saber que ler a bula é muito importante na hora de comprar ou ingerir um medicamento. Para isso, entender o seu significado e para que ela serve é fundamental!
A bula é um documento legal sanitário que serve para obter informações e orientações necessárias sobre medicamentos, para o uso seguro e tratamento eficaz. Ela pode ser de dois tipos:
Bula para o Paciente: destinada ao paciente, com termos mais acessíveis e diretos.
Bula para o Profissional da Saúde: destinada ao profissional, com termos mais técnicos e informações mais complexas.
Neste caso, falando mais sobre a Bula para o Paciente, podemos dizer que ela deve conter informações sobre a prescrição, preparação, administração, advertência e outras orientações, dividas em três partes, sendo elas: Identificação do medicamento, Informações ao paciente e Dizeres Legais.
Dica extra: verifique se a bula presente na caixa do medicamento é referente à bula do paciente ou do profissional de saúde e compare com o mesmo tipo de bula no Bulário Eletrônico da Anvisa. Se você comparar uma bula do paciente com uma bula do profissional, elas serão diferentes, pois a do profissional possui uma linguagem mais técnica.
Leia a bula, sempre!