Muitas dúvidas surgem na hora de entender as diferenças entre Franquia e Licenciamento. Antes de falar sobre elas, queremos ressaltar algumas características do Licenciamento.
Neste caso, o empreendedor compra apenas a licença para comercialização de produtos sob o nome da marca. Ou seja, a unidade licenciada faz sua comercialização de acordo com as diretrizes da empresa matriz . A gestão da unidade licenciada fica a cargo do empreendedor: é independente.
Dessa forma, adquirir a licença de um produto garante mais autonomia para o empreendedor.
Agora vamos para as diferenças! Apesar de ambos contarem com a vantagem de permitir a comercialização de produtos ou serviços de uma marca reconhecida, eles têm suas particularidades. Vamos entender melhor:
Licenciamento
A principal diferença entre o modelo de negócio de licenciamento e o de franquias é que os licenciados são responsáveis pela própria gestão. Nesse sentido, os licenciados terão mais liberdade criativa para operar a unidade e fazer mudanças quando for necessário. Sem depender, por exemplo, da aprovação do licenciador.
Além disso, os licenciados estarão isentos da taxa de adesão à marca. Diferente do mercado de franquias, em que o franqueado precisa executar o pagamento das taxas para dar início ao investimento. Outra vantagem do licenciamento é que o licenciado decide a quantia que quer investir com publicidade e também pode escolher os locais. Em uma rede de franquias, estas decisões serão tomadas pelo franqueador.
Franquia
Uma rede de franquias, por sua vez, vai oferecer aos franqueados treinamentos, manuais e toda a orientação necessária para a unidade e padronização necessária do mercado de franquias. Assim, a criatividade e a autonomia serão um pouco mais limitadas no franchising do que em um modelo de negócio de licenciamento, por depender do padrão estabelecido pelo franqueador.
Os empreendedores de franquia, diferente do modelo de licenciamento, precisam pagar uma taxa de franquia para aderir à marca. Também, é necessário que o franqueado faça os pagamentos relacionados aos royalties e fundo de propaganda para a divulgação da marca.
Para evitar imprevistos, é importante entender documentos legais relacionados à franquia e licenciamento. A Lei 9610/98 (sobre direitos autorais); a Lei 8955/94 (sobre franquias); a Lei 9279/96 (sobre propriedade industrial) e a Lei 9609/98, que trata da propriedade intelectual de programa de computador.
Agora que você já conhece as diferenças, sabe em qual segmento investir? Nossa dica é: seja um licenciado PoupAqui!