Antes de divulgar medicamentos e outros produtos em redes sociais, uma das principais etapas é o planejamento.
Com um planejamento estratégico, é possível definir o posicionamento da sua farmácia no mercado. A posição no mercado é a forma como o público enxerga o seu negócio. Ou seja, quanto melhor a imagem dela, melhor avaliada ela será.
Trabalhando a segmentação do público, será possível construir melhor a imagem da empresa, assim como seu posicionamento.
Outro aspecto importante é que você não vai vender pelas redes sociais propriamente, mas impulsionar suas vendas através da publicidade. Nesse sentido, há várias ações que podem te ajudar a se destacar nas redes sociais.
Invista em conteúdo de alta qualidade
Com o público-alvo definido, sua farmácia pode desenvolver conteúdos de alta relevância. Afinal, não se trata apenas de postar um conteúdo, mas sim, que ele seja interessante para quem o lê, assiste ou vê.
Uma boa opção, por exemplo, é produzir textos e vídeos com dicas sobre medicamentos e outras questões relacionadas ao tema. Outra maneira de gerar engajamento é produzir imagens com pequenas dicas e informações relevantes.
Desde um público mais específico até consumidores mais comuns, todos vão considerar sua farmácia uma autoridade no assunto, e isso será determinante para a decisão de compra!
Definir a rede social para produzir conteúdos
Cada rede social tem suas características e limitações e nem todas geram os mesmos resultados. Existem mídias sociais que proporcionam resultados melhores que outras, e para definir o canal ideal para suas publicações, a dica é testar o desempenho do conteúdo em cada rede.
Assim, será possível reavaliar as estratégias de publicação, definir aquilo que dá resultado ou não e reestruturar suas ações.
Escolha a data de publicação
Na hora de publicar algo nas redes sociais, é necessário definir uma estratégia clara. Em primeiro lugar, analise a quantidade de pessoas que se engajaram com a publicação, seja vendo, avaliando ou comentando.
Observe também a data e o horário de maior engajamento do seu público. A partir dos resultados, publique os conteúdos e divulgue seus produtos no período de maior engajamento dos seguidores.
Dessa forma, ficará mais fácil para sua página encontrar o público na hora certa, aumentando suas chances de engajamento e de conversão em vendas.
Invista em ferramentas para mídias sociais
Investir em ferramentas de gestão de mídias sociais ajuda na divulgação do negócio. Através desse mercado, você manterá contato com o público e acompanhará as publicações em todos os canais em que a sua farmácia estiver presente.
Com essas ferramentas, você consegue programar as publicações na data exata, poupando tempo e evitando que você se esqueça de publicar nas redes.
Além disso, usando essas ferramentas, você também terá mais tempo para responder comentários e dar mais engajamento às suas páginas.
Lembrando que a PoupAqui oferece treinamento adequado e a melhor assistência em marketing, para que o licenciado possa usar as redes sociais, além de outros meios de comunicação, para atingir grandes resultados!