Quando falamos de saúde, estamos envolvendo todos os aspectos que fazem um indivíduo completamente saudável. Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Portanto, tanto a saúde física, quanto a saúde mental, são extremamente importantes!
Assim como a saúde física, a saúde mental é um componente que promove a capacidade do indivíduo de viver, trabalhar, gerir a própria vida, enfrentar dificuldades do dia a dia, além de se relacionar bem consigo mesmo e com os outros.
Enquanto podemos cuidar da saúde física através de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, hidratação, boas noites de sono e idas ao médico regularmente, a saúde mental também pode ser cuidada através destes mesmos e outros fatores, nos diversos âmbitos do dia a dia.
Pessoal: é importante que cada indivíduo procure cuidar melhor de si mesmo, através da prática de atividade física, meditação, dieta balanceada e saudável, criação e manutenção de atividades de lazer frequentes, férias, além de projetos que envolvam pintura, dança, canto, etc.
Coletivo: o bem-estar mental individual pode ser abalado por terceiros. Sendo assim, cada pessoa deve contribuir para a preservação da saúde nos grupos em que convive, dando suporte social, ajudando uns aos outros nos seus respectivos problemas, honrando os compromissos pessoais assumidos e evitando sobrecarga, seja em casa, no trabalho ou na sociedade.
Ambiental: é fundamental ter acesso a serviços de saúde, para garantir o tratamento médico de qualquer doença ou problema, além de viver em um local seguro, sem violência, e que tenha condições ambientais adequadas, como rede de saneamento, água, luz, entre outros.
Quando a saúde é cuidada em todos os seus aspectos, é possível viver uma vida mais ativa, feliz e agradável. Cuide da sua e também da saúde das pessoas ao seu redor!